quarta-feira, 17 de setembro de 2014

COMPOSTAGEM NA ESCOLA


Compostagem? O que é isso?

Compostagem é um processo que imita a natureza criado para ajudar na decomposição dos restos de alimentos que geramos diariamente, essa decomposição fará com que os restos sejam desmanchados e reduzidos até perderem totalmente sua forma, cor e cheiro. Esse processo ocorre naturalmente, quem trabalha para que ele aconteça são os bichinhos (microrganismos) presentes na superfície dos restos de alimentos, no solo e até no ar. Tudo o que um dia foi vivo ou os próprios resíduos dos seres vivos sofrem a decomposição, se não acontecesse isso o mundo estaria cheio de folhas e troncos mortos e pior, cadáveres de passarinhos, sapos, etc. Resumindo a natureza criou esse truque para que tudo voltasse a ser “terra” de novo; é como se fosse uma forma de limpeza.

Então quer dizer que a com postagem é feita com lixo?

Sim, é isso mesmo. Fazendo a compostagem tudo o que veio da terra (claro, os restos do que comemos), depois de alguns meses, poderá voltar para a terra, quer dizer, os restos da cozinha, como cascas de fruta, verdura, legumes, depois que passam por este processo se transformam em composto ou húmus e tem a aparência de uma terra preta. Esse material não tem cheiro e é ótimo para ser usado como adubo de jardins e hortas.
Bom, então estamos falando de lixo...
Quando se fala em lixo muita gente torce o nariz: tem mau cheiro, emporcalha tudo, é feio, acaba que ninguém sequer quer pensar nele. Por outro lado não temos como fugir dele, pois diariamente fazemos lixo em todas as nossas tarefas, em casa ou no trabalho. Quando vamos ao banheiro geramos lixo, ao cozinharmos geramos lixo, quando consumimos qualquer coisa sobra o lixo das embalagens e se pensarmos e observarmos bem descobriremos muitas outras formas de gerar mais... lixo! E por outro lado ainda todo mundo gosta de morar em uma cidade limpa, de jardins bens cuidados, claro, sem nada espalhado por aí.


Fazendo uma conta simples de imaginar:


O número de habitantes de Pinda hoje é em torno de = 146000 habitantes.
Estudos comprovam que o brasileiro gera X 1kg de lixo /dia, eu, você ajudamos a produzir ____________________________

nada mais nada menos que = 146.000 KG POR DIA DE LIXO!


Agora vamos pensar outra coisa, estudos mostram que metade do lixo que produzimos todo dia é orgânico, quer dizer, são restos de alimentos e poderia ir para a composteira (70.000kg de lixo).

Outros estudos mostram que apenas uma parte muito pequena do lixo das cidades brasileiras são compostados e que o lixo orgânico quando misturado com o reciclável o contamina e ele não pode mais ser reciclado. Todo esse resíduo vindo dos alimentos é levado da sua casa pelo lixeiro para os lixões ou aterros da prefeitura.

Outra coisa que poucas pessoas sabem é que o caldo que sai do lixo (chorume) nos lixões mistura-se com papel, metais, plásticos,etc, é muito tóxico, poluindo a terra e os rios.
E não param aí os problemas do lixo que não é compostado: a coleta de lixo e a manutenção do lixão ou aterro custam muito dinheiro a prefeitura. Esse dinheiro que vem dos impostos poderia ser gasto em educação e saúde, por exemplo, tivéssemos tanto lixo assim.



COMPOSTAGEM NA ESCOLA

Por quê não fazemos a compostagem? A maior parte das pessoas não conhece a compostagem, não tem ideia de como fazê-la, de como é simples e também não imaginam os benefícios que ela traz para cada um de nós ao deixar de poluir a cidade . Mas o maior benefício apontado pelas pessoas que fazem a compostagem é que elas passam a ter o composto e muitas passam a plantar. Começam a plantar suas verduras ou cuidar de seu jardim, o primeiro alimenta o corpo e o segundo alimenta a alma!
Veja abaixo como fazer sua composteira:
1.Escolher o local:
No jardim, na horta ou no quintal, de preferência debaixo de uma árvore para evitar o excesso de sol no verão, você montará uma pilha que se formará aos poucos com os resíduos da cozinha e folhas secas e palha.
2. PREPARAR O FUNDO
Você pode começar marcando o lugar onde será a pilha colocando sobre o solo uma camada de ramos e gravetos miúdos para permitir a circulação de ar, a entrada dos bichinhos que fazem a decomposição e a saída de água. A pilha deve ter 1 m de largura x 1m comprimento e depois de algum tempo colocando os resíduos da cozinha deverá chegar a altura de 1m.
3.BOA MISTURA DE MATERIAIS
Para que os microganismos que fazem a compostagem possam se desenvolver, o enchimento da composteira deve ser feito em camadas, intercalando resíduos verdes - ricos em nitrogênio - (flores, grama cortada, cascas de alimentos) e resíduos marrons- ricos em carbono- (palha de capim, folhas secas e grama seca).
4. GARANTIR A CIRCULAÇÃO DE AR
Remexer o composto quando perceber que está compactado.
5.GARANTIR UMIDADE
Se a pilha estiver muito seca, adicionar água. Se estiver muito úmida, juntar papel, palha, cartão ou folhas secas.



COMPOSTAGEM NA ESCOLA

RESÍDUOS NA COMPOSTAGEM

COLOCAR:
  • Restos de hortaliça e legumes;
  • Cascas de batata;
  • Casca de Fruta;
  • Folhas e sacos de chá;
  • Borra de café;
  • Resto de pão;
  • Arroz e massa;
  • Gravetos, folhas e ramos;
  • Cascas de ovos esmagadas;
  • Ramos de arbustos (cortar curto);
  • Palha e feno (cortar curto);
  • Papel e cartão (cortados);
  • Resto de comida cozida (tapar com materiais secos);
  • Cinzas de lenha (pouco);
  • Serradura de madeira não tratada (pouco).





NÃO COLOCAR

  •  Gorduras;
  •  Restos de carne e peixe;
  •  Ossos e espinhas;
  •  Excrementos de animais;
  •  Ossos e espinha;
  •  Cinzas de cigarros e carvão.

PROJETO AGROQUINTAIS 

Novembro-2011Adaptado de: htt//www.hortadaformiga.com/conteudos.cfm?ss=4


Contato:
e-mail: agroquintais@gmail.com